Estimular a elevação da produtividade, a empregabilidade e a competitividade. É com esse objetivo que o SINDIPLAST promoveu hoje o Workshop de Capacitação e Sensibilização Lean Thinking. O encontro é uma prévia do projeto que será implantado em 15 empresas de SP e região do ABCD, e contempla 56 horas de consultoria gratuita, divididas entre a sensibilização, o diagnóstico das necessidades, a implementação de processos, a análise de resultados e recomendações.

A partir da análise e diagnóstico da maturidade de gestão e nível de incorporação da cultura, das ferramentas e métodos LEAN THINKING para cada empresa participante, são buscadas soluções para diminuir o desperdício de tempo e materiais, e, consequentemente, reduzir os custos de produção. Empresas que participaram desse tipo de projeto e adotaram a filosofia da manufatura enxuta registraram melhorias em seus processos e aumentos de produtividade de até 78%.

Esse projeto é uma iniciativa do sindicato em parceria com a FIESP, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI e a Fundação Nacional da Qualidade para a implementação de ações de extensão industrial, tecnológica e gerencial, bem como multiplicar os conceitos de LEAN (metodologia Toyota de produção) nas empresas do segmento de transformados e reciclados plásticos.

Fonte:  SINDIPLAST e ABDI