Melhorar o desempenho industrial a partir do mapeamento das linhas de produção e dos processos de gestão, considerando melhorar a produtividade e reduzir custos como pontos fundamentais: esses são os objetivos do ‘Programa Fábrica + Produtiva’, projeto piloto promovido pelo PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia de Plástico.

O projeto disponibiliza instrumentos de capacitação para a identificação de gargalos e o desenvolvimento de soluções para as cadeias de produção, seguindo análises de trabalho propostas por equipes de técnicos e gestores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), com apoio da consultoria Innovare.

Cerca de dez empresas de médio e pequeno porte da região metropolitana de São Paulo foram selecionadas, considerando o limite de faturamento anual de R$ 90 milhões, estabelecido para a realização de iniciativas com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a partir do programa Sibratec (Sistema Brasileiro de Tecnologia), responsável pelo atendimento de gestão.

O papel do IPT no programa é cuidar da execução dos atendimentos a partir da metodologia de Gestão do Processo Produtivo, a fim de conseguir identificar os indicadores estabelecidos de cada empresa. A diretora do Núcleo de Apoio Tecnológico a Micro e Pequena Empresa do IPT, Mari Katayama, considera fundamental o cumprimento das metas em cada etapa do programa: “Quanto maior for o envolvimento das empresas na sequência de atividades planejadas, melhores serão os resultados finais”.

Técnicos da consultoria Innovare também acompanham todas as etapas do processo, mas o seu objetivo maior é avaliar todos os resultados obtidos ao longo do programa. O sócio da Innovare, Egídio Zardo, acredita na ampliação do ‘Fábrica + Produtiva’ no futuro: “O projeto vem para suprir uma necessidade existente no setor: criar uma lógica de atendimento é fundamental para o crescimento dessas empresas”.

Confira as expectativas de quem participa do projeto: