A iniciativa traz linguagem simples e didática sobre uso e destinação correta de itens relacionados à proteção dos alunos e professores, no retorno presencial às escolas

O Movimento Plástico Transforma, uma iniciativa do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), anuncia o lançamento de um guia com dicas de segurança para a volta às aulas presenciais, que deverão ser adotadas por diversas escolas brasileiras. Direcionado para pais, alunos e professores, o objetivo do material é abordar atitudes que proporcionem uma retomada com proteção e segurança a todos, incluindo a utilização e descarte correto de itens de plásticos. A proposta do Movimento Plástico Transforma é estabelecer um diálogo com a sociedade e com a cadeia de transformação sobre como a utilização do plástico pode transformar nosso dia a dia e nosso futuro, de forma criativa e responsável.

“O Movimento tem uma série de atividades voltadas ao público infantojuvenil com o objetivo de reforçar conceitos como consumo consciente e destinação correta dos resíduos, reciclagem de plásticos pós-consumo e transformação em novos produtos. No retorno às aulas, não poderíamos deixar de ajudar pais, crianças e professores com dicas e orientações para um retorno mais seguro a todos”, explica Fernanda Maluf, coordenadora do Movimento Plástico Transforma. “O objetivo do guia é contribuir com a sociedade, especialmente neste momento importante. Nossa intenção é colaborar para que o retorno às salas de aula seja o mais seguro para todos”, complementa Simone Carvalho, também coordenadora do MPT.

Entre os destaques do guia está a recomendação de sempre levar um frasco plástico com álcool gel 70% na mochila, que pode ser utilizado para higiene pessoal e na higienização dos materiais usados nas aulas. O frasco é reutilizável e deve ser reabastecido sempre que necessário. Já as máscaras descartáveis, feitas de material plástico [não-tecido], podem ser usadas até ficarem úmidas ou por um período de 3 horas. Após o uso, devem ser descartadas em dois saquinhos plásticos, em lixo comum. O guia completo pode ser acessado em http://www.plasticotransforma.com.br/volta-aulas

A importância do plástico no combate à pandemia – A Covid-19 fez com que hábitos de higiene se transformassem em escudo para evitar a contaminação e, neste cenário, a percepção do uso do plástico ganhou um novo olhar. Soluções plásticas, como barreiras físicas de acrílico, protetores faciais e filmes para embalar superfícies, assumiram uma função fundamental na prevenção contra o novo coronavírus. A indústria da transformação também se mobilizou e diversas empresas se reuniram para produzir soluções a partir de resina plástica para Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs, doados aos profissionais de saúde. Já o movimento maker, que utiliza criatividade aliada à tecnologia para criar soluções mais acessíveis, apostou na impressão 3D para confeccionar viseiras e até mesmo respiradores artificiais.

Sobre o Movimento Plástico Transforma
O Movimento Plástico Transforma é uma iniciativa do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, o PICPlast, fruto da parceria da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) e da Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Desde 2016, o programa vem investindo em ações que geram agenda positiva para o uso consciente e responsável do plástico. É o caso da Estação Plástico Transforma, atividade realizada no parque temático KidZania, em São Paulo, e que apresenta para crianças entre 6 e 10 anos conceitos sustentáveis e de reciclagem de forma lúdica para crianças entre 6 e 10 anos conceitos sustentáveis e de reciclagem, destacando a responsabilidade de cada indivíduo na circularidade do plástico. Desde a inauguração, em janeiro de 2019, a Estação já recebeu mais de 17 mil visitantes. Outro exemplo é o PlastCoLab, espaço interativo, inspirado no movimento maker, que reúne inovação e tecnologia associados ao plástico. Com quatro edições realizadas em São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Brasília, o espaço contou com mais de 36 mil visitantes.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Virta Comunicação Corporativa