Produzido pela Editora 3M, com curadoria da ABIPLAST, média-metragem mostra a contribuição do plástico para o país e reúne trabalhadores, especialistas e lideranças do setor
A trajetória da indústria do plástico no Brasil, sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país e as transformações que estão moldando o futuro do setor são retratadas no documentário “O Plástico no Brasil – Uma Jornada de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade”, lançado em setembro no canal oficial da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) no YouTube.
Idealizado e produzido pela Editora 3M, com direção de Adriano Portela e curadoria institucional da ABIPLAST, o média-metragem apresenta um panorama da evolução da indústria brasileira, passando pelas inovações tecnológicas, impactos econômicos e sociais, importância estratégica dos materiais plásticos e pelos avanços e desafios relacionados à economia circular.
Presente em praticamente todos os segmentos da economia e em diferentes momentos da vida cotidiana, o plástico tornou-se um material estratégico para áreas como saúde, alimentos e bebidas, construção civil, agronegócio, mobilidade, infraestrutura e bens de consumo. Ao longo das últimas décadas, a indústria também passou por uma transformação marcada pelo desenvolvimento tecnológico e pela busca por materiais, produtos e processos cada vez mais eficientes e circulares.
Atualmente, o setor brasileiro de transformação e reciclagem de plásticos reúne mais de 14,9 mil empresas e emprega 409,4 mil profissionais em todo o país. O documentário contextualiza essa dimensão econômica ao mostrar também as pessoas, empresas e iniciativas que fazem parte da trajetória da indústria.
Entre os participantes está José Ricardo Roriz Coelho, presidente do Conselho da ABIPLAST, que aborda a presença do material na sociedade e a necessidade de uma evolução contínua da indústria. “O plástico está presente na maioria dos segmentos industriais e no dia a dia das pessoas. É um produto que exige constante inovação e renovação. Para isso, precisamos de empresários comprometidos em aprimorar continuamente esse material, garantindo que contribua para o bem-estar da sociedade. O plástico deve gerar benefícios, trazer conveniência, reduzir custos de produtos e embalagens e, ao mesmo tempo, ser sustentável, seguindo rigorosamente as normas brasileiras. O documentário reforça essa visão e mostra a evolução de um setor que tem enorme relevância para o Brasil”, afirma Roriz.
Economia circular ganha espaço na trajetória do setor
Além de olhar para o desenvolvimento da indústria ao longo dos anos, a produção dedica espaço às mudanças que vêm sendo promovidas para ampliar a circularidade dos materiais plásticos no Brasil.
Em 2025, a indústria brasileira produziu 1,064 milhão de toneladas de resina reciclada pós-consumo (PCR). No mesmo período, o segmento de reciclados registrou R$ 4,2 bilhões em faturamento, crescimento nominal de 5,3% em relação ao ano anterior, e chegou a 21.013 empregos diretos, alta de 4,9%. A capacidade instalada de reciclagem alcançou 2,39 milhões de toneladas.
Os indicadores ajudam a dimensionar tanto a evolução já alcançada quanto os desafios que permanecem para ampliar a coleta, a triagem, o reprocessamento e a reinserção dos materiais na cadeia produtiva.
Para Paulo Teixeira, presidente-executivo da ABIPLAST, inovação e circularidade estão diretamente relacionadas à transformação da indústria. “O plástico tem na sua natureza a vocação para a circularidade e para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Quando falamos em redesenho de embalagens, estamos falando de torná-las mais leves, úteis e circulares. Embalagens mais leves geram menos emissões no transporte. E quando elas são redesenhadas para circularidade, facilitamos o reuso e a reciclagem”, destaca.
A reciclagem contada por quem faz parte dela
A dimensão social da cadeia também está presente na produção. O documentário reúne especialistas, lideranças industriais e representantes da reciclagem e apresenta histórias de profissionais que vivenciam na prática as transformações promovidas pelo setor.
Uma delas é Mariana, colaboradora da Coopmar, que relata como o trabalho em uma cooperativa mudou sua percepção sobre os resíduos e sobre a própria reciclagem. “Estava desempregada e consegui uma oportunidade de trabalho aqui na cooperativa. Eu não sabia a importância da reciclagem até começar a trabalhar. Depois que entrei na Coopmar, mudou totalmente a minha visão. Muitas coisas que eu achava que eram lixo não são. Minha família também aprendeu comigo, porque passei esse conhecimento para eles”, conta.
Ao reunir essas diferentes perspectivas, “O Plástico no Brasil” busca mostrar não apenas como a indústria se desenvolveu, mas também os desafios de uma nova etapa, em que inovação, sustentabilidade, rastreabilidade, reciclagem e economia circular ocupam espaço crescente nas estratégias do setor.
O trailer do documentário havia sido apresentado durante o 42º Encontro Nacional do Plástico, em 2025. Agora, com o lançamento do média-metragem completo, o público poderá conhecer as diferentes perspectivas reunidas pela produção sobre a trajetória e o futuro dessa indústria.
Assista ao documentário
“O Plástico no Brasil – Uma Jornada de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade” é uma iniciativa e produção da Editora 3M, com direção de Adriano Portela e curadoria institucional da ABIPLAST. O documentário está disponível no canal oficial da Associação no YouTube.
Clique no link para acessar: https://www.youtube.com/watch?v=NTr0HI-Wgws
Apoio
A produção contou com o apoio de empresas da cadeia do plástico no Brasil, entre elas Alpla, ADS Tigre, Avient, Cristalcopo, Greco & Guerreiro, Karina Plásticos, MTF Termoformadoras, Plasutil, Schütz/Vasitex, Unipac e Valgroup.






