Gratuita, a capacitação é voltada para profissionais de micro e pequenas empresas, visando implementar cultura de transformação digital

De acordo com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), 83% das empresas reconhecem precisar de inovação para crescer ou até mesmo sobreviver, mas comparando aos dados da Pintec (Pesquisa de Inovação), do IBGE, apenas 33% declaram ter inovado. Capital humano qualificado é um dos determinantes dos níveis de produtividade dos fatores de produção, por isso, garantir que as pessoas da sua empresa atuem de forma versátil no universo digital é cada vez mais importante.

Foi pensando em superar esse desafio que foi criado o Rota MPE, uma iniciativa que visa levar conhecimento em gestão e inovação a micro e pequenas empresas, as quais representam 27% do PIB nacional e 52% dos empregos formais. Uma das ações no curto prazo é a realização do webinar “Rota MPE: O Caminho para aumentar a competitividade de pequenas e médias empresas”, com Daniel Rodrigues e Valter Pieracciani, respectivamente, sócio-diretor e sócio-fundador da consultoria de inovação Pieracciani. Será no próximo dia 4 de maio às 15h com apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Ministério da Economia.

“A gestão e a inovação são temas que estão no DNA do setor de plástico desde a sua concepção. A ABIPLAST entende que fomentar e apoiar iniciativas como o Rota MPE é possibilitar o desenvolvimento de novas estruturas organizacionais ou metodologias de gestão em um segmento tão relevante para a economia nacional quanto o das médias e pequenas empresas”, afirma o diretor superintendente da ABIPLAST e do SINDIPLAST, Paulo Teixeira. “Aliadas a inovação, essas são ações que podem expandir a economia circular – conceito que temos implementado em parcerias e projetos bastante concretos e que tem se colocado às cadeias produtivas como o grande desafio de uma economia mais sustentável não somente no Brasil, mas no mundo”, complementa Teixeira.

A iniciativa
O Rota MPE é um programa no âmbito do Programa Brasil Mais, uma iniciativa do Ministério da Economia (ME) em parceria com a ABDI, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Neste contexto, a Pieracciani foi a consultoria selecionada para oferecer uma plataforma de treinamento on-line do capital humano de micro e pequenas empresas, contribuindo para a implementação de uma cultura de transformação digital.

O objetivo do Rota MPE é garantir que o capital humano destas empresas atue de forma mais versátil no universo digital, dominando as boas práticas apresentadas no Guia de Boas Práticas de Gestão e de Boas Práticas Digitais da ABDI. Por isso, todas as metodologias e ferramentas tecnológicas apresentadas no projeto utilizam como referência os eixos, os objetivos estratégicos e as boas práticas indicadas no Guia.
“Entrevistamos micro e pequenos empresários a fim de conhecer os desafios que essas organizações enfrentam. Foi assim que percebemos a necessidade de criar uma plataforma que fosse amigável a smartphones, por exemplo, pois muitos desses profissionais não têm computador fixo. Além disso, abordamos o conteúdo em uma linguagem acessível e trouxemos casos reais de inovação e gestão que ocorreram em micro e pequenas empresas, para que os alunos conseguissem se identificar e relacionar o conteúdo teórico ao seu dia a dia.”, conta Daniel Rodrigues, sócio da Pieracciani.

Estrutura do programa

O Programa é dividido em 5 jornadas: Estratégias vencedoras para os negócios do século 21; Como tornar a inovação um verdadeiro diferencial competitivo; Como conectar-se diretamente ao cliente e fazer uso das tecnologias digitais; Como liderar para fortalecer o senso de equipe e a Cultura da empresa; Como liderar para fortalecer o senso de equipe e a Cultura da empresa.
Para todas as jornadas, estão disponíveis conteúdos como vídeo aulas, material complementar (leituras adicionais), ferramentas para aplicar os conceitos apresentados, cases de sucesso e podcasts com especialistas.

O conteúdo está disponível na plataforma Rota MPE de forma online e gratuita. Inscrições em: www.rotampe.com.br