Aprovado em testes por pesquisadores, o recurso eliminou 99,84% das partículas do Sars-CoV-2 após dois minutos

Um filme plástico para resguardar áreas de alto toque, corredores e entrada de ambientes, acaba de ser aprovado no Brasil. Produzido pela Promaflex, maior empresa de filme de proteção de superfície da América Latina, a linha Promasafe protege contra os microrganismos que ameaçam nossa saúde, e é eficiente, especialmente, no combate ao vírus Sars-CoV-2, ou doença chamada de COVID-19. O filme de barreira de proteção conta com uma fórmula de micropartículas de prata e sílica incorporadas em sua estrutura, tecnologia desenvolvida pela empresa paulista Nanox, e apoiada pelo Programa Fapesp Pipe (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas).

Fabricado com nanotecnologia, o recurso conta com micropartículas que, em contato com o SARS COV2 são capazes de romper sua barreira de proteção eliminando-os. A constatação foi feita pela Quasar Bio, uma spin-off do laboratório de biossegurança de nível 3 (NB3) do ICB-USP (Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo), em testes comprovaram que o filme é capaz de inativar 99,84% do vírus Sars-CoV-2 em até dois minutos de contato.

“A norma técnica de medição da atividade antiviral em plásticos e outras superfícies não porosa, a ISO 21702, estabelece que o material tem que demonstrar essa ação em até quatro horas. O filme plástico com o aditivo mostrou ser capaz de atingir essa meta em um prazo muito menor e a ação virucida aumentou com o tempo”, diz à Agência FAPESP Lucio Freitas Junior, pesquisador do ICB-USP.

A linha é composta por diversos itens: filme antimicrobiano em larguras e comprimentos variados com opções de picote fácil ( 10cm x 18m, 10cm x 6m – picotado a cada 15cm, 60cm x 5m ou em formato circular para botões – outras medidas sob consulta), tapete antimicrobiano e passadeira (60cm x 40cm ou 60cm x 5m). A solução é indicada para proteção de áreas de toque compartilhado em diversos segmentos como: escritórios, bancos, industrias, condomínios, passagem de alto trafego e outras superfícies que tenham auto risco de contaminação cruzada. A ação antimicrobiana permanece durante toda a vida útil do material, só será necessária a troca caso esteja danificado. Sua limpeza é feita com água e sabão, ou com álcool.

“É uma tecnologia segura e seu princípio ativo é regulado e registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos. Diversos setores podem ser beneficiar da inovação, entre eles o setor da construção civil, transporte urbano, hospitais, consultórios, escritórios, restaurantes, delivery, casa, escolas”, finaliza Marcio de Mello Velletri, diretor da Promaflex.

Os produtos já estão à venda pelo site (https://loja.promaflex.com.br/produtos-para-protecao-de-superficie) e custam a partir de R$ 40,00 reais.

Sobre PROMAFLEX

Promaflex

Fundada em 1988, a Promaflex atua no mercado de filmes para proteção de superfície e fitas adesivas, figurando desde o início entre as maiores empresas da América Latina no setor. Certificada com ISO 9001 desde 1998 cresceu diversificando as aplicações de filmes protetivos para diversos tipos de superfícies como: fórmica, laminados plásticos e metálicos, alumínio, chapas pré-pintadas, aço inoxidável e compostos de alumínio. Colocando em prática todo o know-how adquirido em toda essa trajetória desenvolvendo produtos para proteção, lançou em 2009 uma linha voltada ao mercado de construção civil. Esta nova divisão foi criada com o objetivo de otimizar tempo e processos nas obras, adaptando os conceitos de proteção superfícies para proteção de acabamentos. Hoje quem pensa em soluções integradas para proteção de pisos, pias, banheiras, caixilhos, louças,
pensa em Promaflex.