Workshop apresentou detalhes e cronograma de implementação

O SINDIPLAST participou do lançamento do Programa Pellet Zero – OCS® na última quinta-feira (30) promovido pela ABIPLAST. Em videoconferência com as participações da entidade, da Plastivida, e de Alexander Turra, biólogo do Departamento de Oceanografia Biológica do Instituto Oceanográfico da USP, o programa foi apresentado aos transformadores e recicladores.

A ABIPLAST fez um breve panorama sobre o programa e o trabalho da associação, especialmente na parceria com a Operation Clean Sweep® – OCS da Plastics EUA desde 2014, bem como, nas questões de economia circular. Em seguida, Alexander Turra fez uma apresentação sobre o contexto ambiental dos oceanos, com intervenções da Plastivida a respeito da internalização da temática no Brasil, por meio da união entre ABIPLAST e Plastivida no âmbito do Fórum Setorial do Plásticos – Por um Mar Limpo. O biólogo ofereceu detalhes da implementação do programa, com um cronograma de ações e próximos passos. Ao final, os transformadores e recicladores puderam fazer perguntas e tirar dúvidas.

Histórico

Desde 2014, a ABIPLAST participa do Programa como entidade licenciadora. A iniciativa tem como principal objetivo a prevenção de perdas de pellets nas plantas de transformação e reciclagem de materiais plásticos.

A implantação seguirá os critérios firmados dentro do Fórum Setorial dos Plásticos por Um Mar Limpo, do qual o SINDIPLAST e a ABIPLAST  são signatários desde 2016, ao lado de outros sindicatos e empresas do setor. A partir de então, ambas vêm participando da elaboração dos Manuais para Implementação do Programa Pellet Zero adaptado ao Brasil.

Com o projeto, as empresas que assinarem o compromisso passam a receber certificação, em uma escala de 1 a 4 estrelas. Ao atingir o máximo de pontuação, a signatária pode optar pelos parâmetros da Operation Clean Sweep – OCS® Blue, para alcançar a quinta e última estrela.

Além da ABIPLAST, do SINDIPLAST e da Plastivida, assinam o Fórum Setorial dos Plásticos – Por Um Mar Limpo as seguintes empresas e organizações: Abief, Abiquim, Abrade, Adir-plast, Braskem, Dow, Instituto Brasileiro do PVC, Instituto de Engenharia, RadiciGroup, Simperj, Simpesc, Simplás, Simplavi, Sinplast e Sinproquim.

Acesse e baixe o programa e os manuais da Operação Clean Sweep® (OCS) em http://pelletzero.porummarlimpo.org.br/

Informações sobre o programa: [email protected]