Notícias

Notícias

IMPRESSORA 3D, O FUTURO JÁ CHEGOU

Terça-feira, 05 de Setembro de 2017, 10:22:35
Tamanho da Fonte
Diminuir Fonte
Aumentar Fonte

Imagem

Você já pensou em transformar seu projeto em realidade? A impressora 3D materializa sua criação por meio da mais alta tecnologia e pode ser a solução para o seu próximo desafio.

A impressão 3D surgiu em 1984 e vem sendo constantemente aperfeiçoada. É uma forma de tecnologia em que um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material.

Desenvolvedores de produtos já conseguem imprimir materiais com diferentes propriedades físicas e mecânicas. São tecnologias de impressão avançadas, que permitem imitar a aparência e as funcionalidades dos produtos com muita precisão.

Imagem

As principais vantagens são a rapidez e o custo relativamente baixo dos modelos desenvolvidos. Antes, para se construir um protótipo de uma peça funcional de um motor, por exemplo, era preciso modelá-lo manualmente, um processo quase tão trabalhoso (e custoso) quanto produzir efetivamente a versão final do produto. Com a impressão 3D, tudo isso ficou para trás.

Para que um objeto seja impresso por uma impressora 3D, é preciso que ele tenha sido, antes de tudo, construído em um software de edição tridimensional no computador.

Melhorando a vida das pessoas
A impressão 3D vem revolucionando a história da humanidade. Um exemplo são as palmilhas ortopédicas para eliminar dores nos pés, tornozelos e joelhos.

Imagem

É o projeto da Pés Sem Dor , empresa que desenvolve palmilhas ortopédicas sob medida e personalizadas para atletas, diabéticos, crianças e até para quem usa salto alto, melhorando o conforto ao caminhar e eliminando dores causadas por disfunções e lesões.

As palmilhas feitas em impressoras 3D de alta tecnologia podem ser desenhadas para qualquer tipo de calçado fechado. Com o uso das palmilhas da empresa Pés Sem Dor, a dor vai gradativamente diminuindo, até o paciente não senti-la mais.

Imprimindo o futuro
A parceria da Braskem com a empresa norte-americana Made In Space, líder no desenvolvimento de impressoras 3D, permitiu a manufatura de objetos na Estação Espacial Internacional, um laboratório que se encontra em órbita. O Plástico Verde I'm greenTM (polietileno verde) da Braskem agora é utilizado para a criação de peças no espaço.

 

 

O projeto Imprimindo o Futuro possibilita que ferramentas e peças sejam produzidas no espaço pela própria tripulação, aumentando a autonomia e reduzindo o peso nas viagens espaciais. O responsável pelo projeto na Braskem desde 2014, o engenheiro químico Everton Simões Van Dal, salienta que a tecnologia de impressão 3D servirá para ser aplicada aqui na Terra e ainda propiciará que pessoas possam viver no espaço. "É uma solução em polietileno verde com gravidade zero, fruto da combinação de inovação, tecnologia e sustentabilidade", comemora ele.

O polietileno I'm greenTM é um bioplástico produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar, uma matéria-prima renovável, ao passo que os polietilenos tradicionais utilizam matérias-primas de fonte fóssil, como petróleo ou gás natural. Por essa razão, o polietileno verde I'm greenTM captura e fixa o gás carbônico da atmosfera durante sua produção, colaborando para a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa.

O projeto, em parceria com a Nasa, foi desenvolvido no Centro de Tecnologia e Inovação, localizado no polo petroquímico de Triunfo, RS, em correalização de engenheiros da Braskem e da Made In Space.

O equipamento foi levado para os astronautas no Cabo Canaveral, Flórida, EUA, onde é lançada a maioria das naves dos Estados Unidos rumo ao espaço. O lançamento do foguete para imprimir as primeiras peças na estação espacial ocorreu em setembro de 2016.

Soluções inovadoras que preservam o meio ambiente
A impressão 3D também pode ser feita com matéria-prima plástica reciclada. A empresa PrintGreen 3D desenvolve filamentos sustentáveis de alta qualidade e preserva o meio ambiente.

A empresa está em constante evolução, conectada com o competitivo mercado mundial de impressão 3D, e conta com extrusoras que atendem a todas as demandas, fabricando filamentos perfeitos para qualquer impressora.

Existem inúmeras vantagens na utilização da impressão 3D. Além da rapidez para a manufatura de peças com tecnologia em termoplásticos e fotopolímeros, abre as portas para que você possa criar protótipos conceituais e funcionais, peças para uso final, ferramentas, dispositivos e muito mais.

Impressão 3D e o nosso futuro
O uso da impressão 3D já é bastante frequente sempre que é necessário produzir uma peça única ou pequenas quantidades, como, por exemplo, a fabricação de próteses, obras de arte, objetos especiais para eventos e entretenimento, peças mecânicas para engenharia e manufatura, maquetes de arquitetura, moldes de vários tipos e até jóias e brinquedos.

Imagem

A impressão 3D ainda não está acessível a todos, mas já existem muitas empresas que oferecem esses serviços. A tendência é que essa tecnologia se torne cada vez mais difundida e utilizada não só por profissionais, mas também por pessoas que queiram produzir seus próprios objetos.

Imagem

Quem sabe em breve não teremos uma impressora 3D em casa para criar nossa própria decoração, utensílios de cozinha ou mesmo brinquedos para as crianças?

Fonte:  Movimento Plástico Transforma
Voltar