Contribuição Sindical - Trabalhadores

Diminuir Fonte
Aumentar Fonte

Caros associados,

As empresas, representadas pelos Sindicatos da Categoria Econômica do Grupo 10 Químicos, na base de representação do Estado de São Paulo, têm reportado aos seus respectivos Sindicatos o recebimento de correspondências enviadas pelos Sindicatos da Categoria Profissional, Categorias Diferenciadas e Profissionais Liberais, solicitando o desconto de um dia de salário, de cada empregado, a título de contribuição sindical, mencionando estarem devidamente respaldados em regular Assembleia convocada para esse fim e que autorizou o respectivo desconto.

Em que pese existirem algumas ações tramitando no STF questionando a constitucionalidade das alterações introduzidas pela Lei 13.467/2017, especialmente quanto aos artigos 578, 579, 582 e 602 da CLT e algumas decisões de primeira instância concedendo liminar aos autores para que se proceda ao desconto, é entendimento desta Comissão que a Assembleia de Trabalhadores, ainda que convocadas especificamente para essa finalidade, não supre a necessidade de autorização prévia e expressa mencionada nos referidos artigos, devendo a mesma ser dada por autorização individual.

Existe a possibilidade da "Autorização Plúrima Individual", que se dá através da assinatura do empregado em lista cujo teor do cabeçalho autorize o desconto daqueles que a assinaram, porém, passível de questionamento jurídico.

Atenciosamente,

José Roberto Squinello