Roupas e acessórios sustentáveis fornecem um novo mercado de oportunidades de trabalho, fluxo de dinheiro na economia e moderação do uso de matérias-primas originais.
Com a tendência da sustentabilidade, o vestuário reciclado está cada vez mais na moda e mantém o princípio dos três erres: reduzir, reutilizar e reciclar, bem como o tripé da sustentabilidade: economia, ecologia e equidade social.

FIBRAS DE ALTO CONFORTO
Para um tecido ser produzido a partir da reciclagem de embalagens PET (politereftalato de etileno), por exemplo, o início se dá com a coleta das garrafas usadas, feita por catadores ou pelas empresas municipais de lixo, que posteriormente encaminham os recicláveis às cooperativas para serem devidamente separados. Uma garrafa PET é 100% composta de uma resina termoplástica de alta resistência, que é perfeita para fazer um tecido reciclado.

Depois as garrafas PETs são lavadas, moídas e descontaminadas para serem fundidas (aquecidas até a fusão) e transformadas em pequenos grãos. Posteriormente, os grãos são mudados para fios por equipamentos extrusores e esses são trançados com algodão, e o tecido de PET é fabricado. O resultado final é um produto de qualidade tão boa quanto aquele que foi confeccionado com material não reciclado
As empresas do ramo têxtil que produzem moda casual e esportiva com tecido PET reciclável contribuem, de um jeito moderno, engajando-se na luta pela preservação da vida no planeta, sem abrir mão da beleza, do charme e do conforto, além de ainda agregarem valor ecológico à marca.

MODA QUE ESTÁ PEGANDO
A novidade da vez é o tênis ecológico de uma marca famosa, lançado recentemente. Desenvolvido em parceria com uma ONG, ele é 100% feito com resíduos plásticos retirados do oceano. Entre o material coletado estão garrafas PETs, sacolas plásticas e redes de pesca, que, agora, vão calçar diversas pessoas. Os cadarços, a base, o suporte do calcanhar e o forro foram feitos de materiais reaproveitados e transformados em malha a partir da mistura dos plásticos encontrados no mar (95%) e poliéster (5%). A marca garante que vai investir, ainda, no desenvolvimento de outros produtos feitos com resíduos plásticos, como shorts e camisetas.

Cada vez mais o mundo da moda conta com iniciativas que utilizam plásticos na fabricação de peças ecológicas. O campeão mundial de surfe, Kelly Slater, lançou recentemente a coleção de roupas, composta por jaquetas, calças e camisetas, criada por ele para chamar a atenção para o problema do descarte de lixo de forma incorreta. O tecido é especial e feito a partir de redes de pesca abandonadas nos mares de todo o mundo.
A atriz britânica Emma Watson, conhecida por interpretar Hermione nos filmes da saga Harry Potter, já declarou sua posição com relação à moda consciente ao usar um vestido feito de plástico reciclado no tapete vermelho. O vestido branco e preto foi produzido com tecidos de garrafas plásticas usadas e algodão e seda orgânicos. Até os zíperes são reciclados.
O ícone da música, Pharrell Williams, também já assinou sua primeira direção criativa para uma marca de roupas ecologicamente consciente e sustentável e usou plásticos recicláveis na produção das peças.
Assim, marcas e artistas famosos provam que criatividade, tecnologia e moda podem andar juntas, dando nova vida ao plástico.

ACESSÓRIOS CHEIOS DE ESTILO
A tendência mundial é que, além de roupas, outros artigos também sejam feitos de plástico reciclado. Projetos de reciclagem são sempre bem-vindos, especialmente quando se pode transformar o plástico em algo novo e útil. O plástico PET com o qual as garrafas de bebidas geralmente são feitas é bastante versátil, resistente, flexível – transparente ou não – e, por isso, há incontáveis aplicações para essas garrafas.

Prova disso é o trabalho de Mel Chung, que mistura técnicas e materiais para confecção de acessórios. Ela já fazia joias com ouro, prata e pedras preciosas há 10 anos e resolveu mudar o estilo e o material das suas peças, adotando a ecoarte em favor da sustentabilidade e do não desperdício. “Faço tudo virar arte”, enfatiza ela e continua, dizendo que já fez muitos colares de garrafas PET. O material é doado por familiares, amigos e clientes e viram verdadeiras obras de arte na mão dela.

Sendo a moda, por conceito, tão efêmera, porque dura apenas um certo período de tempo e demanda produtos novos a cada estação, é cada vez mais importante a conscientização de um número maior de pessoas para o uso de materiais que podem ser reciclados e transformados em algo a ser usado novamente, como é o caso do plástico.
Consumir produtos reciclados é valorizar a qualidade de vida, é oferecer equilíbrio ao meio ambiente e uma nova oportunidade de preservação do futuro da Terra para as futuras gerações.

Fonte:  Movimento Plástico Transforma