A FEIPLASTIC, que ocorre de 3 a 7 de abril, terá uma novidade na edição deste ano. A Operação Reciclar, tradicional ação educativa da feira, terá pela primeira vez a curadoria da ABIPLAST, entidade que representa 12.539 empresas e 322.679 empregos na indústria de transformação e reciclagem de materiais plásticos, sendo 1.080 empresas e 9.617 empregos exclusivos na indústria de reciclagem.

A ABIPLAST leva para a Operação uma nova visão sobre a reciclagem ao dar destaque para materiais reciclados em produtos de alto valor adicionado, confira abaixo a lista de produtos e parcerias:
Último lançamento da Toyota, o Corolla 2018 e suas autopeças – Toyota, Borkar e Formtap;
Peças de eletroeletrônicos – Sinctronics;
Garrafas recicladas em PET – Bottle-to-Bottle – Leite Jussara, Plastipak e Globalpet;
Primeira bicicleta do mundo feita com material plástico reciclado
– Muzzicycles; – serão sorteadas um total de 10 bicicletas durante todo o evento
Peças impressas com tecnologia de impressão 3D utilizando filamento de ABS reciclado – PrintGreen3D;
Produtos fabricados com material plástico reciclado oriundo de resíduos de embalagens de óleo lubrificante e agrotóxicos
– Sistema Campo Limpo, Instituto Jogue Limpo e Cimflex;

PEV – Ponto de Entrega Voluntária de EPS em parceria com a Termotécnica.

Além disso, haverá também o processo de reciclagem de materiais plásticos em tempo real, para que os visitantes possam compreender melhor como esse processo é realizado (parceria Wortex e Haitian). Os resíduos plásticos reciclados nessa linha serão aqueles gerados pelos expositores durante a FEIPLASTIC.
Empresas certificadas pelo SENAPLAS como Alcaplas, Neuplast e Plaskaper doarão material plástico reciclado para a injeção de vasos que serão distribuídos como brinde.

Outra novidade é a presença da Retorna Machine. Os visitantes poderão descartar corretamente seus resíduos plásticos com código de barras nessa máquina, que emitirá um voucher para retirada do brinde exclusivo do Movimento Plástico Transforma, uma ação do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, parceria entre ABIPLAST e Braskem.

As atividades da entidade em prol da reciclagem não estão restritas a Operação Reciclar, com o objetivo de fomentar negócios entre cooperativas, centrais de triagem, comerciantes de sucatas, indústrias recicladoras e transformadoras, criamos o Banco de Resíduos Plásticos – plataforma essa que será lançada durante a FEIPLASTIC.

Divulgação das indústrias recicladoras que possuem o selo SENAPLAS, selo que visa identificar e valorizar o reciclador que cumpre com as exigências sociais, ambientais e econômicas previstas em lei.
Nos dias 04, 05 e 06 de abril haverá a visita guiada de alunos do ensino técnico. Serão 2 Escolas do Centro Paula Souza, do curso de Meio Ambiente, e uma Escola do SENAI, dos cursos técnicos de Química e Plástico.

FEIPLASTIC 2017 – Feira Internacional do Plástico
Data: